Abro os olhos e vejo que ainda é cedo. Meu rosto estava encostado no lençol macio da cama e por um momento penso em dormir de novo. Bato a mão no celular, que está na mesinha ao lado, e vejo que ainda são 5:50h da manhã. Olho ao redor e vejo um raio de sol atravessando uma fresta da cortina! Ouço o som de alguns passarinhos cantando lá fora, anunciando que uma linda manhã estava para começar. Sento na cama, sinto a textura do tapete encostar em meus pés. Fico por um segundo curtindo o momento e meus pensamentos invadem minha cabeça: “Amaryllis, anda logo! Todos seus pacientes são especiais, mas esse veio de tão longe…
Depois de me trocar e tomar meu café correndo, dou um beijo nas crianças e saio rápido, em direção ao centro cirúrgico!
“Hoje a atividade física vai ter que ficar para mais tarde. Preciso colocar um lembrete no celular”, penso enquanto olho pela janela do carro. (…)Sr. Manoel, como está hoje? Preparado para o grande dia?
Graças a Deus este dia chegou, Doutora! Não vejo a hora!
Te garanto que vou dar o meu melhor! O senhor não me achou por acaso! Fique tranquilo!
Eu sei, Doutora! O meu médico disse que você é a melhor. Por isso estou aqui.
Dias como estes não são raros, mas também não são comuns. O senhor Manoel veio de Vitória, Espírito Santo, para que eu pudesse opera-lo de catarata. O caso dele é especial e possui maior chance de algumas complicações. Diversos médicos recusaram fazer a cirurgia e disseram que ele ficaria cego.
Até que ele encontrou um ex aluno meu:
“Se tem alguém que pode salvar a visão do senhor, é a Dra Amaryllis. Ela foi minha professora e é a melhor”.
Desafio aceito. Hoje é a cirurgia do senhor Manoel. Conversamos em algumas consultas, ele me contou que a terceira neta está para nascer em alguns meses e ele gostaria de ter uma boa visão para vê-la crescer.
A cirurgia acabou. Sr. Manoel se recupera na sala ao lado. Foi um sucesso!
Durante a cirurgia alguns momentos foram críticos, mas a calma e experiência adquirida com os anos possibilitaram um excelente resultado. Agora além de conhecer a netinha que está para chegar, ainda vai aproveitar a boa visão por muitos e muitos anos!
Antes de ir embora, passo para me despedir e vejo sua alegria ao me ver: “Doutora Amaryllis, nao acredito! Eu ja consigo ler o que esta escrito no seu gorro! “
Pergunto a ele como está se sentindo, ele me responde que muito feliz! Olho intensamente em seus olhos e vejo aquele brilho, inconfundível. Sorrio de volta e falo pra ele não faltar na consulta de retorno, que vou querer saber mais sobre o nome escolhido pra netinha dele!
Preciso correr que tenho outro paciente especial me aguardando. Mais uma vida para transformar. E lá vou eu, na correria de sempre, feliz em cumprir minha missão!
O Sr. Manoel veio de longe pra mostrar a tantas pessoas que elas não devem desistir no primeiro diagnóstico negativo. Que precisam buscar profissionais capacitados e experientes, dispostos a te ajudar simplesmente porque sabem que podem, que se especializaram para isso.
Lembrei dessa história porque essa semana é a consulta de retorno do Sr. Manoel e porque quero lhe dar os parabéns por perseverar no seu objetivo até me encontrar e conseguir fazer a sonhada cirurgia de catarata.
E você, o que diria para o Sr. Manoel?