Você usa lentes de contato? Se sim, provavelmente já pegou no sono alguma vez sem removê-las dos olhos, não é mesmo? O ato de dormir com as lentes de contato representa um perigo para a saúde ocular, podendo provocar desde infecções leves até complicações mais sérias, como a úlcera de córnea. A úlcera de córnea se caracteriza por uma ferida aberta na córnea provocada por bactérias, mas pode se originar por meio de fungos, vírus ou protozoários. Entre as sequelas graves do problema, está a perda da visão.
No período em que você dorme com as lentes de contato, é como se os seus olhos não respirassem direito. Dessa forma, aumentam as chances de contaminação da córnea por micro-organismos presentes no material das lentes que, uma vez que estão há muito tempo nos olhos, já não estão tão limpas.
A limpeza das lentes também é fundamental para evitar problemas nos olhos, inclusive a úlcera de córnea. Por isso é importante manter uma rotina de cuidados adequados, desinfetando as lentes e o estojo com frequência e respeitando seus prazos de validade. Deve-se utilizar as lentes somente o número de horas por dia determinado por seu oftalmologista. Exceder o número de horas de uso também pode provocar lesões nos olhos.
E fundamental que as lentes de contato estejam perfeitamente adaptadas no seu olho, ou seja: não podem estar nem frouxas nem apertadas pois em ambos os casos pode haver como consequência problemas nos olhos. O Oftalmologista e o profissional qualificado para adaptar corretamente a lente nos seus olhos e para verificar se está havendo qualquer problema durante o uso das lentes.
Sintomas
Desconforto ao colocar a lente de contato, dor, sensibilidade à luz, vermelhidão, lacrimejamento e ponto branco-amarelado no olho são os principais sintomas da úlcera de córnea. Em casos mais graves, a úlcera pode comprometer a córnea toda e atingir camadas mais profundas.
Ao perceber qualquer um desses sintomas, procure um oftalmologista imediatamente. O quanto antes o problema for tratado, melhor para a recuperação ocular.
Tratamento
O tratamento da úlcera de córnea depende da causa e do agente causador específico, porém, em geral, inclui uma associação de colírios e outras medicações.