Dra Amaryllis Avakian
Especialista em Cirurgia de Catarata e Lentes Intraoculares
PhD USP
A visão intermediária tem um papel crucial nas atividades do dia-a-dia. Sua importância crescente se deve, em grande parte, ao aumento do uso da tecnologia: computadores, telefones celulares e tablets viraram instrumentos essenciais para a grande maioria das pessoas.
Concomitantemente, a população portadora de catarata tem experimentado uma mudança para um estilo de vida cada vez mais ativo. Observa-se que pacientes cada vez mais jovens têm realizado cirurgia de catarata e optado pelo implante de lentes que corrijam suas deficiências visuais previas- sejam elas- miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia, o que lhes proporciona melhora da qualidade de vida, permitindo que continuem dirigindo, trabalhando, praticando esportes e, é claro, utilizando smartphones e computadores.
Em 2014, a Johnson & Johnson introduziu a primeira lente de foco estendido EDOF. chamada Tecnis Symfony. O design foi introduzido para permitir um espectro contínuo de visão para longe e intermediária, porém com melhor qualidade que aquela entregue pelas lentes multifocais tradicionais.
Consequentemente a esse design inovador, uma nova classificação em lentes intraoculares teve q ser estabelecida e em 2018, a ANSI, American National Of Standardization Institution definiu os critérios baseados na visão à distância, visão intermediária, e na curva de defocos para classificar uma lente intra ocular como EDOF . Atualmente, há muitas opções de lentes intraculares EDOF disponíveis no mercado mas, apesar das lentes EDOF fornecerem um limiar de visão contínua, alguns modelos ainda são associados a uma redução de sensibilidade ao contraste quando comparadas às lentes monofocais e a altos níveis de fenômenos fóticos.
Observando essa lacuna e tentando atender à expectativa de cirurgiões e pacientes que ansiavam por uma lente que entregasse visão para longe, intermediaria e visão funcional para perto de ata qualidade e sem fenômenos fóticos a Johnson & Johnson novamente se mostra disruptiva trazendo a lente intraocular (LIO) TECNIS PureSee™. Esta lente intraocular puramente refrativa foi projetada para proporcionar tudo o que faltava: uma visão contínua e de alta qualidade para distâncias longas e intermediarias, além de visão funcional para perto perto, reduzindo a dependência de óculos.
O design da lente é esférico na superfície anterior (-0.27u) não tem anéis, não tem alterações bruscas de elevação ou zonas como os modelos de LIOs EDOF ate então existentes. Ela é baseada numa alteração contínua de poder refrativo, nao visível ao microscópio cirurgico, que criando alterações leves de curvatura na superfície posterior da lente. A lente tem 6mm de zona optica é feita de acrílico hidrofobico (fig 1)
Por seu design puramente Refrativo a TECNIS PureSee™ apresenta perfil de disfotopsias comparável ao das lentes monofocais em termos de frequência e nível de desconforto. Isso significa que nessa nova tecnologia o objetivo visual é alcançado sem os efeitos colaterais comuns associados a outras lentes. E na prática observamos que após o seu implante os pacientes experimentam poucos ou nenhum sintoma visual indesejado, como halos, reflexos, flashes ou raios de luz, melhorando significativamente a qualidade de vida pós-cirurgia.
Como vantagem a lente ainda oferece tolerância ao erro refrativo, garantindo resultados consistentes mesmo em casos de pequenos desvios refracionais e permite uma menor dependência do tamanho da pupila para conseguir exercer seu efeito.
Para nós cirurgiões, a técnica de implante da TECNIS PureSee™ praticamente nao tem uma curva de aprendizado e seu implante é seguro e eficiente pois a lente vem pré-carregada no sistema TECNIS SIMPLICITY™ já conhecido por todos.
Lançada recentemente no Chile e na Argentina, a TECNIS PureSee™ está em fase de pré-lançamento no Brasil e, em breve, estará disponível em outros países.
A lente intraocular TECNIS PureSee™ combina tecnologia avançada e design inovador para oferecer aos pacientes uma visão clara e contínua. Sua introdução no mercado latino-americano representa um fundamental avanço e vem para suprir as lacunas até então existentes no tratamento da catarata e da presbiopia proporcionando maior independência dos óculos e melhor qualidade de vida para nossos pacientes.
