fbpx
iconbrando

Nosso Blog

Conheça as diferentes causas da catarata

O processo natural de envelhecimento é a principal causa da catarata, que atinge quase 30% das pessoas com mais de 60 anos no Brasil. Porém, além da idade avançada, existem outros fatores de risco para essa condição. Saiba a seguir quais são eles:

Catarata Senil: responsável por 90% dos casos. Após os 40 anos, os olhos sofrem mudanças e perdem proteínas, o que desencadeia um processo de opacificação do cristalino.

Catarata Congênita: esse tipo de catarata é aquele que vem a partir do nascimento devido a doenças, como rubéola, contraídas pela mãe, ou à fatores genéticos.

Catarata Inflamatória: quando o olho é atingido por outra complicação, como uma inflamação intraocular, a pessoa corre o risco de desenvolver a catarata.

Catarata Metabólica: pode surgir como uma consequência de outras doenças como diabetes, colesterol alto, doenças do fígado ou distúrbios hormonais.

Catarata Traumática: agressões, quedas e acidentes que afetam os olhos podem levar à catarata.

Catarata Medicamentosa: medicamentos podem ocasionar o surgimento da catarata, como é o caso dos corticoides.

Como prevenir
Não existe uma forma de prevenir o desenvolvimento da catarata senil, já que ela está relacionada com o processo natural de envelhecimento. Porém, existem algumas medidas que podem reduzir o risco dessa condição:

– Não fumar
– Usar óculos escuros com proteção UVA e UVB sempre que se expor ao sol
– Evitar traumas
– Manter o diabetes e o colesterol sob controle
– Visitar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano

plugins premium WordPress
Enviar mensagem
1
Agende aqui sua consulta.
Clique abaixo para agendar sua consulta