Por Dra. Amaryllis Avakian, Oftalmologista responsável pela AACO
Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia. Você provavelmente já ouviu falar nestes nomes. São problemas visuais levam muitos pacientes aos consultórios oftalmológicos. Na maioria dos casos, para corrigir o problema, indicamos o uso de óculos ou lentes de contato. Para aqueles que não se adaptam com óculos ou tem desconforto com as lentes de contato, outras opções podem ser necessárias.
Outra alternativa que tem atraído muitos pacientes é a Cirurgia Refrativa. Mas o que é essa cirurgia? É um procedimento seguro que objetiva a correção do grau que a pessoa utiliza nos óculos ou nas lentes de contato. Na cirurgia podemos corrigir não só a miopia ou a hipermetropia como também o astigmatismo. Seu maior benefício é proporcionar uma melhor qualidade de vida através da melhora da acuidade visual.
A cirurgia deve ser realizada somente após os 21 anos e naqueles que estão com o grau estabilizado e como toda cirurgia, a refrativa também exige critério e precisa ser avaliada pelo oftalmologista. Para saber se você pode fazer essa cirurgia e corrigir totalmente o seu grau alguns exames específicos são necessários.
Além disso, há procedimentos pré-cirúrgicos e pós-cirúrgicos essenciais que devem ser cumpridos. Um deles é que, antes da cirurgia, o paciente deve suspender o uso de lentes de contato. No pós-operatório é necessário usar tampão ou curativo.
Uma dúvida comum nos consultórios, com relação ao pós-operatório, é se o paciente pode praticar esportes. A resposta é: muita cautela! Em caso de atividades como natação, a recomendação é esperar no mínimo um mês para o retorno. Naquelas que exigem contato (futebol, judô por exemplo), também o afastamento por cerca de 30 dias é necessário.
Cirurgia refrativa é uma solução para que você possa enxergar um mundo mais nítido. Consulte sempre um oftalmologista especialista e tenha mais qualidade de vida.