fbpx

Estava no meio de uma consulta com uma paciente querida para escolhermos, juntas, a melhor lente intraocular para ela. Instantes antes ela me contava como tinha sido a última viagem pela Europa e a tristeza por ter que adiar a viagem para conhecer o Egito, sonho de quando começou a estudar as pirâmides na escola. A pandemia a impediu de viajar e a catarata, que há anos a acompanhava e piorava aos poucos, dessa vez não iria deixar que ela apreciasse aquele belo monumento. Então, era hora de operar!


Conversamos sobre a visão de perto, de longe… Ela me disse que amava a sua liberdade, que quando era criança tinha um pai muito rígido, mas que na vida adulta decidiu realizar tudo o que queria: estudou, se tornou Advogada, formou sua família, viajou o mundo todo. Me contou que gostava de dirigir, de sair para o encontro mensal que fazia com as amigas e que estava feliz em planejar a sua festa de 80 anos!

“Então estou aqui, Dra. Quero voltar a viver minha vida como sempre fiz! Não aguento isso de falar que eu sou velha e tenho que me limitar, porque isso é uma coisa que eu nunca farei!”


Eu fazia o acompanhamento dela há alguns anos e tinha certeza disso! Ela sempre foi uma das minhas pacientes mais alegres e divertidas: era ela entrar no consultório e conversávamos por um bom tempo, como duas amigas que não se viam há alguns meses.


“Ah, não. Óculos só em último caso. Como vou fazer minha corrida na orla da praia com óculos de grau? Quero simplificar minha vida e não quero nada que me limite “


Depois de uma longa conversa, decidimos que ela usaria a lente intraocular trifocal, já que queria poder dirigir, ver no celular, jogar tênis, viajar e fazer exercícios sem utilizar óculos.


Hoje, mais uma vez, cresci e aprendi com meus pacientes. Ela me ensinou que a idade não está relacionada à nossa data de nascimento, e que ela é apenas um número! A idade é muito mais sobre as coisas que você consegue sonhar, fazer, realizar e se permitir viver!


Quantos jovens de 80 anos existem por aí, enquanto idosos de 20 e poucos não levantam do sofá, não é verdade?

plugins premium WordPress
Enviar mensagem
1
Agende aqui sua consulta.
Clique abaixo para agendar sua consulta