Comemora-se neste mês o Dia da Saúde e Nutrição (31/03), data que chama atenção para a importância de uma alimentação equilibrada e estimula a reflexão sobre a adoção de boas escolhas nutricionais. A alimentação é considerada chave por especialistas de diversas áreas e não é diferente entre os oftalmologistas.
Diversos estudos já demonstraram que o consumo de determinados alimentos pode prevenir o surgimento de doenças oculares, como a degeneração macular e o olho seco. Veja uma lista com 6 desses alimentos e seus respectivos benefícios.
Cenoura
A carência de vitamina A no organismo pode provocar o envelhecimento do cristalino, a lente natural dos olhos. A cenoura é um dos alimentos mais ricos em vitamina A e fonte de carotenoides, nutrientes que previnem as degenerações da mácula e distrofias da retina.
Linhaça
Essas pequenas sementes são fontes de ácidos graxo ômega-3, não produzidos pelo nosso corpo. Eles desempenham importantes funções no desenvolvimento e funcionamento do cérebro e da retina. As gorduras de ômega-3 reduzem a secura e a descamação da pele, combatendo também a síndrome do olho seco.
Mamão
O mamão é rico em carotenoides, os nutrientes que contribuem com a saúde ocular, prevenindo especialmente a cegueira noturna, enfermidade que dificulta a visão em lugares mais escuros. A fruta também tem ação benéfica sobre os quadros de catarata, evitando a sua progressão acelerada.
Ovos
O ovo é indicado por ser fonte de luteína e zeaxantina, substâncias antioxidantes que ajudam a diminuir o risco de degeneração macular e catarata. Na gema, encontramos zinco, nutriente que reforça o poder antioxidante do alimento e afasta problemas oculares que surgem com a idade.
Carnes
Salmão, atum e sardinha são alimentos ricos em ômega 3, que ajudam a combater a formação de radicais livres prejudiciais aos olhos, reduzindo o risco de degeneração ocular. Já a carne de fígado é rica em vitamina A, que desacelera o processo de envelhecimento do cristalino.
Azeite de oliva
O azeite de oliva é fonte de vitamina E, que possui ação antioxidante, capaz de diminuir os riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas. Recomenda-se o consumo dos azeites virgem e extra virgem, por serem menos processados e reter mais polifenóis, outro antioxidante que, combinado com vitamina E e ômega-3 (também presente no azeite), combate a degeneração macular.