fbpx
iconbrando

Nosso Blog

O outono pode aumentar o risco para os olhos; saiba como se proteger

O outono chega no dia 20 de março e com ele uma série de mudanças climáticas que podem trazer prejuízos à saúde dos olhos. As temperaturas mais amenas e a redução das chuvas e da umidade tornam o ar mais seco e poluído, o que contribui para o ressecamento dos olhos.
A secura dos olhos pode levar a quadros de alergia ocular desencadeados, principalmente, pelo contato com pólen e ácaro. No outono, esse risco aumenta com a disseminação de fungos nas folhas que caem das árvores.
Sem falar que, devido ao clima mais frio, os ambientes ficam menos arejados e passam a concentrar mais mofo e pó, agentes que provocam reações alérgicas. O uso de roupas de lã também dificulta a dispersão de partículas nocivas à saúde.
As alergias oculares são mais comuns nas pessoas que já sofrem um outro tipo de alergia, como rinite e sinusite. Aliás os sintomas são similares: coceira, vermelhidão, lacrimejamento excessivo, irritação, inchaço das pálpebras, entre outros.

Olho seco
Uma outra doença que ocorre com mais frequência no outono é a síndrome do olho seco, que atinge cerca de 18 milhões de brasileiros. Trata-se de uma doença crônica caracterizada pela deficiência na produção da lágrima ou de alguns de seus componentes.
A anomalia altera a quantidade e a qualidade das lágrimas, resultando no ressecamento da superfície do olho, da córnea e da conjuntiva. O quadro facilita a ação de fungos e bactérias e, em casos mais graves, as constantes infecções podem levar à perda de visão.
Um dos sintomas mais comuns do olho seco é a sensação de corpo estranho e de “areia” nos olhos. Vermelhidão, coceira e irritação também costumam caracterizar essa enfermidade, a exemplo do que ocorre com a alergia ocular.

Algumas medidas preventivas neste outono
– Evite o atrito das mãos com olhos. Ele pode causar microlesões na superfície ocular, permitindo a penetração de micro-organismos ou agentes químicos;
– Lave as roupas guardadas no guarda-roupa por muito tempo, pois elas acumulam mofo e pó;
– Reduza o número de roupas de cama, travesseiros, cortinas, bicho de pelúcia e objetos que acumulem poeira;
– Umidifique e deixe os ambientes de sua casa arejados, evitando a proliferação de ácaros;
– Beba bastante líquido e hidrate seus olhos com mais frequência;
– Em caso de coceiras constantes ou olho ressecado, procure um oftalmologista. Não use colírios por conta própria.

plugins premium WordPress
Enviar mensagem
1
Agende aqui sua consulta.
Clique abaixo para agendar sua consulta