Caracterizada pela opacificação (embaçamento) do cristalino, lente do olho cuja função é fornecer nitidez à visão, a catarata é uma doença ocular muito comum entre a população idosa e tende a se manifestar de forma silenciosa.
Muitas vezes, o indivíduo irá perceber que há algo de errado com a sua visão ao desempenhar atividades como leitura, por exemplo. Nesse caso, a queixa mais comum é o embaçamento da visão.
Muitas pessoas, inclusive, chegam a trocar o grau dos óculos diversas vezes em um curto período de tempo e mesmo assim o problema persiste. Além da vista embaçada, existem outros sintomas comuns da catarata:
Maior sensibilidade à luz
Espalhamento dos reflexos ao redor das luzes
Percepção que as cores estão desbotadas
A catarata pode afetar a visão de duas maneiras:
1 – O cristalino consiste principalmente em água e proteínas. Quando as proteínas se agitam, elas formam uma névoa na lente e reduzem a luz que atinge a retina, levando a um embaçamento da visão. Ao longo do tempo, essa névoa pode aumentar de tamanho e a vista se torna mais borrada ou clara.
2 – A lente do olho pode mudar para uma cor amarelada ou acastanhada gradualmente conforme a idade passa, o que impacta na visão, deixando-a com um tom acastanhado. Com o passar do tempo, essa mudança de cor pode dificultar a realização de algumas atividades do dia a dia.
Ao notar qualquer um dos sintomas mencionados, agende uma consulta com o oftalmologista. O quanto antes o tratamento para a catarata for realizado, mais chances se tem de preservar a visão.