iconbrando

Nosso Blog

Ceratocone

O ceratocone é uma doença não inflamatória, progressiva e degenerativa, que afeta a córnea, estrutura ocular responsável por proteger os olhos e focar a luz por meio da pupila para a retina. A doença provoca mudanças estruturais na córnea, que mudam seu formato e espessura, deixando-a maisfina e em formato de cone. Essas mudanças estruturais afetam a visão, causando embaçamento e distorção. Também é comum a visão múltipla e a sensibilidade à luz (fotofobia).

O ceratocone leva ao desenvolvimento da miopia e graus elevados de astigmatismo, além de perda importante da acuidade visual. Estima-se que o ceratocone afeta 1 em cada 2 mil pessoas, sendo a doença mais comum da córnea em todo o mundo. Embora possa atingir qualquer pessoa, estudos sugerem que mulheres e pessoas de etnia asiática estão mais sujeitas a desenvolverem a doença.

O ceratocone geralmente é diagnosticado na adolescência. Com o passar do tempo apresenta piora, atingindo um quadro mais grave na segunda e terceira décadas de vida. Em cerca de 95% dos casos a estabilização do ceratocone ocorre entre os 30 e 40 anos de idade.

Sinais e Sintomas
Inicialmente, o ceratocone pode ser confundido com qualquer erro refrativo do olho, como miopia, astigmatismo, etc. Por isso, é comum os pacientes procurarem um oftalmologista em busca de óculos ou lentes de contato para ler ou dirigir, por exemplo. Entretanto, a visão começa a piorar, o que leva o paciente a procurar o médico muitas vezes para aumentar o grau de correção. A sensibilidade à luz é outro sinal típico do ceratocone, assim como a percepção de múltiplas imagens, principalmente durante a noite ou em locais com pouca iluminação.

Causas
Embora a causa do ceratocone seja desconhecida, alguns estudos sugerem que diferentes fatores influenciam no desenvolvimento da doença, como, por exemplo, coçar os olhos. Além disso, pacientes alérgicos têm mais risco de apresentar o problema.

Diagnóstico
Sentir necessidade de procurar o oftalmologista para aumentar o grau de correção mais que 1 a 2 vezes por ano pode ser um forte indício de que há algo errado com a visão. O diagnóstico é realizado de acordo com os aspectos clínicos e exames, como a topografia corneana (que mostra em imagem o formato preciso da córnea).
O ceratocone é dividido em graus, podendo ser
– Grau 1 – incipiente
– Grau 2- moderado
– Grau 3 – Alto
– Grau 4 – Avançado

Tratamento
Na maioria dos casos, lentes de contato, óculos e outras técnicas, como o crosslink da córnea são indicados. Esse último é um tratamento cirúrgico moderno, especialmente desenvolvido para aumentar a resistência da córnea impedindo o progresso da doença e adiando ou na maioria das vezes eliminando a necessidade de se fazer um transplante de córnea.
Em cerca de 5% dos casos, o transplante de córnea acaba sendo necessário.

Lembre-se: a consulta anual com o oftalmologista deve começar desde a infância para prevenir os problemas oculares. Marque agora mesmo a sua consulta.

plugins premium WordPress
Enviar mensagem
1
Agende aqui sua consulta.
Clique abaixo para agendar sua consulta